Os divertículos são herniações/saculações em áreas de maior fragilidade na parede do cólon. A diverticulose é caracterizada pela presença de divertículos que não geram sintomas.
A diverticulite ocorre devido a inflamação e infecção dos divertículos. Os sintomas iniciam devido ao acúmulo de resíduos nos divertículos, que favorece a sua obstrução ao estimular o supercrescimento bacteriano, levando a isquemia e inflamação. Pode evoluir com abscessos, perfurações e até em quadro (sub)oclusivos quando crônica.
Sintomas da Diverticulite Aguda
As manifestações variam de acordo com a extensão do processo inflamatório. É comum ter dor abdominal, febre baixa, alterações intestinais, perda de apetite.
Avaliação do paciente é baseada na historia clínica e no exame físico. É importante definir sintomas e evidenciar possíveis complicações. Para complementar, solicita-se exames laboratoriais e exames de imagem, geralmente a tomografia computadorizada.
O tratamento Diverticulite Aguda é ditado pela gravidade
Diverticulite simples não complicada (dor ou desconforto) – Dieta, hidratação e uso de antibióticos apropriados.
Diverticulite complicada (abscesso, perfuração e obstrução) – Uso de antibióticos, repouso e avaliação da equipe cirúrgica.